segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Modelo de moto virada ao avesso!?

Empresa Confederate quebra a mesmice no mundo das duas rodas em concepção, materiais e design

Que tal pilotar uma moto com um poderoso motor 2.0 e design pra lá de exclusivo? Esta é a proposta da empresa norte-americana chamada Confederate Motorcycles ao apresentar a P120 Fighter Black Flag Special Edition.

Fabricada em aço e alumínio aeronáutico, a moto com design futurista e estilo 'naked' terá apenas 13 unidades vendidas para o público. Mas não é só de visual que vivem as motos da Confederate. Os modelos trazem soluções inusitadas, como, por exemplo, o tanque principal de combustível, que está posicionado abaixo do motor, para deixar o centro de gravidade mais baixo e, consequentemente, aumentar a estabilidade. Ele é complementado por uma viga, que parte do guidão e serve de tanque de combustível adicional. Para alimentar o motor, o combustível do tanque inferior é bombeado para o superior, aproveitando o movimento da balança traseira.


Construída artesanalmente, a edição especial conta com outros trunfos como o banco baixo (que facilita a vida de pilotos de menor estatura e garante posição de pilotagem mais esportiva) e os discos de freio de compostos de carbono-cerâmica, que têm maior resistência às altas temperaturas e, portanto, demoram mais a dar sinais de fadiga.

A moto, que parece ter sida virada do avesso, coloca à disposição do piloto nada menos que 160 cv de potência. Para se ter uma ideia do que este motor representa em termos de eficiência, basta saber que com apenas dois cilindros, ele rende 9 cv a mais do que o propulsor quatro cilindros, 2.0 16V, que equipa o Citroën C4 Pallas, cujo peso é seis vezes maior do que o desta moto.

Já o painel é bem simples e conta com um grande conta-giros analógico, onde está abrigado o velocímetro digital e o indicador da marcha que está engatada.

Assim nasceu um mito das duas rodas

Fundada em 1991 por Matt Chambers em São Francisco, California, a Confederate logo se mudou para Nova Orleans, em Louisiana, onde criou a Hellcat, em 1996.

Em 2005, quando o segundo modelo, Wraith, estava pronto para ser lançado chegou o furação Katrina.
George Barber, da Barber Motorsports Park, em Alabama, cedeu espaço para a nova sede, onde a empresa produziu a Wraith, e a P120 Fighter, que deu origem à P120 Black Flag.

Em abril de 2010, a Confederate fechou parceria com a fabricante de motores S&S para construir a C3 X132 Hellcat e voltar a terra natal, Nova Orleans. Para isto, a Confederate recebeu uma ajuda de US$ 750 mil.

Fonte: Jornal O Dia

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

pelo que eu andei pesquisando o torque dela é poquíssima coisa menor que o do c4 pallas, mas é tudo uma questão de ajuste...

detalhe: o motor dessa moto é refrigerado a AR, dispensando o gasto com aditivo de radiador como no citroën c4...