quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Agrale


A Agrale foi o mais importante fabricante brasileiro de motocicletas, produzindo motos com temperamento e tecnologia italiana. Entre 1984 e 1997 a empresa fabricou motos que revolucionaram o mercado brasileiro com motos ariscas, bonitas e tecnologia de ponta. A chegada de uma 125cc com refrigeração líquida, freio a disco, suspensão monochoque fez a empresa rapidamente chegar aos 10% do mercado e incomodou a concorrência.



A política monopolista japonesa através de uma política cambial agressiva nos anos 70 e uma atuação cartelizada quase dizimou a indústria européia e americana de motos. No Brasil, Honda e Yamaha reinavam sozinhas com todas as outras empresas não conseguindo 3% de mercado. Elas não estavam preparadas para o que ia acontecer.


Fundada em 1965, a Agrale começou fabricando tratores, motores estacionários e caminhões. Em 1983 adquire a Alpina, uma pequena empresa de ciclomotores e ingressa no mundo das duas rodas. Mas foi o acordo com a agressiva Cagiva, empresa que transformou a Ducati e a MV Agusta em dois ícones do motociclismo mundial, que fez tudo mudar.




A 125 cc andava mais do que as Yamahas DT 180 e enconstava nas confiáveis, mas arcaicas XL 250. A concorrência se fez sentir e enquanto Yamaha e Honda tratavam de melhorar suas motos, em 85 a Agrale lança a linha de 200cc. A Honda foi obrigada a mudar toda a sua estratégia, reduzir os preços e arrochar as concessionárias para segurar o avanço da Agrale nas vendas, porque nas competições ela seguia imbatível.


Em 1987, a Honda lança a XLX 350 uma moto que conseguia apenas andar com as Agrale 200, apesar da diferença de cilindrada, o que valeu apelido para as Agrales de “Papa-honda”.


Tamanha potência específica tinha um preço, cair nas mãos de um motociclista “amador” era sinal de problemas com estouro de giro, sistema de refrigeração...Para melhorar a confiabilidade das motos é lançada a Série 2, onde muitos componentes e sistemas foram revistos, entre eles pistão, biela, radiador, vedação da bomba d'água, válvula termostática e filtro de ar.


Em 1989 a Agrale lança a sua melhor moto e muda a fábrica para Manaus. A Elefantré vinha com uma série de peças italianas e que permitiam um rodar extremamente suave para uma moto 2 tempos. Ela continuou a ser fabricada até 1997, mas não resistiu a entrada das importadas e o forte dumping das japonesas e das motos de 4T. Hoje ela está começando a ser disputada por colecionadores.


Com a abertura das importações, a Agrale começou a trazer excelentes motos com destaque para a Cagiva 200 Roadster, a W16, a Canyon 500...









A Agrale, hoje







Hoje a Agrale continua uma empresa ativa, fabricando Caminhões, Jipes e ônibus, sendo a maior fabricante de microônibus do Brasil há mais de 10 anos, o setor que mais cresceu no transporte coletivo de passageiros.

Quanto as motos,

O nível de personalização e preservação está bem alto mostrando que esse é um investimento que vale a pena e ainda é recompensado pelo prazer de ter uma moto nacional que fez história.

Vida longa a Agrale!!




Agrale nas pistas


37 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal da Agrale.

Preciso do motor de arranque da roadster 200cc 1998

Onde consigo????

Lucas Albano
lucas.albano@gmail.com
Abraço,

godinhp disse...

olá estou reformando uma 27.5
[img]http://img3.orkut.com/images/milieu/1281025380/1281197292745/21314926/of/Zk4r6wi.jpg?ver=1281197331[/img][img]http://img1.orkut.com/images/milieu/1281025380/1281197292746/21314926/of/Z1g2qlis.jpg?ver=1281197347[/img]

Anônimo disse...

Ola gastaria de saber aonde encontrar os plasticos do tanque e das laterais. bem como o motor de arranque da roadster 200cc 2000, piscas tambrem preciso.

FBM Motos disse...

Tenho algumas peças da Roadster 200, mas infelizmente não tenho.

Se quiser uma relação das peças que possuo mande um email para fbmmotos@hotmail.com.

Anônimo disse...

preciso de motor de arranque e disco de embreagem da cagiva canyon onde consigo????Jackson Porto Alegre

FBM Motos disse...

Jackson,

Deixe seu email que eu entro em contato.

FBM

Unknown disse...

prescisso de peça me add william_senpai@hotmail.com

Anônimo disse...

E ai Beleza!! Compro peças tuas para minhas agrales,valem a pena serem preservadas!!!

Denio Coelho disse...

Comprei uma 27.5 1994 p/ reformar e gostaria de saber que peças vc tem para eese modelo!? Entre em contato comigo: deniobc@hotmail.com - Obrigado!!

bruninho disse...

bruno muniz cabelo campina grande pb eu tenho agrale a mais de 18 anos uma 27.5 sxt serie ouro preta 86 uma reliquia novissima eu faço trilha todos os domingos nunca me deixou no prego ja´colocarão 5mil ai eu falei pode colocar 20mil que não vendo como ja falei é´uma reliquia

Henrique disse...

Preciso de peças da agrale
me add no msn rique_75@hotmail.com

1 forte abraçoiresize

Anônimo disse...

Comprei um STX 27.5 e não á troco por nem uma das nova 4T. É muito forte!!

Anônimo disse...

olá a todos!
Qual disco de embreagem subistitui o original da canyon 500?
grato!
paulocbrl1@gmail.com

Anônimo disse...

Opa tenho uma Agrele 27.5 ex igual essa amarela ai só esta pintada de preta e estou vendendo interesados
foguinhobuche@yahoo.com.br

japa disse...

ola presizo do carburador da agrale elefant dakar com ha ventuinha de 24mm conto sai o carburador ?

FBM Motos disse...

Japa envie um email para fbmmotos@hotmail.com que te respondo sobre o carburador

Grato,

FBM Motos

viana disse...

preciso do pistão da agrale cagiva 200cc obrigado

FBM Motos disse...

Viana,

Eu tenho pistão da agrale cagiva 200 cc para venda me envie um email q te retorno fbmmotos@hotmail.com

Reinaldo disse...

Queria saber por que o meu magneto Motoplat só está gerando 8,7 volts deveria ser 14, para carregar a bateria que instalei na SXT.

Conrado disse...

Eu comprei uma elefantré 30.0 vermelha 90/91 e vou resturar ela com toda calma e dedicação, quem tem uma sabe o que significa desempenho!

Anônimo disse...

tenho uma agrale 30,0 vermelha aqui em manaus

Unknown disse...

ola galera<minha cagiva 500cc agarrou o start preciso da gramalheira e da engrenagem do arranque alguem pode me ajudar??? Claudio Machado Cabo frio Rj, sdeleno@hotmail.com e 02297128129 obrigado

Unknown disse...

ola amigo qual a bateria correta para
roadster 200cc 97/98

Unknown disse...

ola amigo qual a bateria correta para roadster 200cc 97/98

Unknown disse...

sobre a bateria meu email e franeeuler@yahoo.com.br

Unknown disse...

boa noite sabe me dizer quem tem relaçao da roadster?

Unknown disse...

tem relaçao da roadster ou sabe quem tem?

Anônimo disse...

Boa noite
Eu tenho uma Agrale 30.0 preparada para trilha na qual eu tinha somente a Nota fiscal mas infelizmente eu a perdi gostaria de saber como fazer para conseguir uma 2 vai.
Elefantré
Não 1994

hebio disse...

Boa tarde!estou com a minha Cagiva Canyon parada por conta da embreagem,sabe me enformar onde acho? Ou alguma compatível?

Anônimo disse...

Hebio Quanto quer pela Cagiva? email para giovanipapareia@gmail.com

Favor Repassar

everton milesi disse...

Preciso do desmultriicador agrale 30.0 e bendix do motor de partida alguém tem essas peças ??

Unknown disse...

Boa noite, Tenho uma Agrale Elefrantre 30.0 ano 92 Azul, parada na garagem, mas andando bem, essa semana ia desmontar para coloca-la na trilha, mas estou com pena, gostaria de vender para uma pessoa que vá colocar ela na forma original... mando fotos, meu email uidsonsilva@hotmail.com

9Nine disse...

uidsonsilva, qto quer nela? Em que local se encontra a moto?

Unknown disse...

Ola tudo bem. Eu tenho uma AGRALE CAGIVA 200cc e ela esta parada porque o pedal de partida dela esta travado e não da para ligar ela sem destravar como que posso destravar ele?? Se alguem puder me ajudar fazendo favor.

Email: felipe.lari321@gmail.com
Watsaap : 019989952858

Unknown disse...

E ae galera blza
sou Felipe eu tenho uma Agrale Cagiva aqui e ela é 200cc e eu estou tendo um problema com ela com o motor de partida porque ela travou o pedal e não consegui destravar sera q alguem poderia me ajudar por favor . esta com o pedal de partida travado .

Unknown disse...

ola estou com uma agrale cagiva 200cc e estou com um probleminha de montagem da embreagem dela de novo sera que alguém poderia me ajudar por favor ??

Anônimo disse...

Alguém pode me esclarecer qual o óleo do motor e das bengalas e qual a pressão delas