quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mundial de Cross em Belo Horizonte - dia da Cagiva

Em 1985, pela primeira vez o Campeonato Mundial de Motocross teve uma prova no Brasil. Talvez o mais emocionante campeonato da categoria 125 cc, foi decidido na última prova, no dia 25 de agosto em Nova Lima/MG (Região Metropolitana de Belo Horizonte), berço do trail no Brasil e com grande importância no off road nacional.


A Cagiva veio para a América do Sul disputar as últimas provas do campeonato com o peso da responsabilidade de ter sido vice campeão no ano anterior perdendo na última prova, e esse ano a vantagem era ainda menor, mas o apoio da equipe Agrale, que fabricava motos com a tecnologia Cagiva, foi impecável.


A Suzuki havia ganho todas as edições dos Campeonatos Mundiais (75 a 84) anteriores, a Honda preparava para quebrar essa hegemonia, estava na frente, e patrocinava o etapa brasileira, país onde seu domínio é absoluto, parecia perfeito para o holandês Dave Strijbus (Honda), mas esqueceram de combinar com o filandês Pekka Vehkonen (Cagiva), que ficou em segundo lugar na 1ª bateria e venceu a 2ª bateria da prova que foi suficiente para garantir o campeonato, quebrando a hegemonia da Suzuki e do Japão.



O filandês Pekka Vehkonen, tinha na época 22 anos, era o segundo piloto da Cagiva, e tinha um estilo espetacular e arrojado, começou em 1983 no Mundial obtendo um 4º lugar, em 84 fraturou a perna em 85 foi Campeão Mundial 125 cm³ e obteve um segundo lugar em 1987, 1988 e 1989 nas 250GP.

Festa da Cagiva e principalmente da Agrale, até hoje tenho guardado o prospecto dessa prova.






A Cagiva tem escrito páginas inesquecíveis na história do Motocross, tanto a nível nacional e mundial na era de ouro da especialidade.




2 comentários:

Anônimo disse...

Rio Verde kart club... eu fui!

Anônimo disse...

Eu tb fui e fiquei super feliz inclusive a pole foi de alex van drumem. Alex marinho