segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Alex Barros e 200 milhas - início do Mito


A taça Centauro organizada pela CBM, FPM e Centauro Motor Clube em 1985, foi uma prova de 200 milhas para motos de 125 cm³, disputada no anel externo de Interlagos com o patrocínio Agrale/Cagiva e Elmo capacetes. Aconteceu simultânea a de 500 milhas e foi uma tentativa de retomada do endurance, após dez anos sem a disputa de uma prova de longa distância.

Com 58 inscritos, entre Agrale, Honda e Yamaha nacionais, haviam ainda quatro Kavasaki 2 tempos dos pilotos da Argentina e 2 do Uruguai e a prova prometia uma disputada acirrada.

Os pilotos não eram muito conhecidos, mas um jovem talentoso viria a se destacar no cenário mundial dos próximos anos. Era Alexandre Barros, no guidon de um protótipo com motor Agrale WXT 125, que acabou fazendo o melhor tempo dos treinos. Na prova, quase abandonou no início por ter sido atropelado nos boxes, danificando pedaleiras e o pedal de freio, mas com uma pilotagem impecável, abriu terreno e garantiu a vitória, deixando 8 pilotos na briga do segundo lugar. As motos da Kawasaki que eram as favoritas acabaram tendo que reconhecer a superioridade da Agrale/Cagiva e amargaram um segundo lugar. Depois de incontáveis vitórias no off-road essa talvez tenha sido a mais importante da Agrale no asfalto.


Nenhum comentário: