terça-feira, 30 de março de 2010

Moto Flex

O álcool não passa da melhor alternativa ao petróleo, para uma possível falta deste combustível, com o preço de produção alto, só de torna viável economicamente com os subsídios do governo que acontecem de tempos em tempos. Nem os caminhões das usinas utilizam álcool como combustível.
No caso das motos, as primeiras a álcool saíram no inicio do pro álcool na década de 80, mas não tiveram sucesso, e agora, tentam novamente com motores flex, oferecer uma possível economia, a meu ver insignificante.
Os motores elétricos, bem menos poluentes, já são uma realidade, e o álcool continua sendo uma alternativa a gasolina, a melhor alternativa, mas não mais que isso.
Toda vez que ouço falar em veículos a álcool ou etanol, seu nome mais atual, lembro do Gurgel e de sua campanha antiga, mas não ultrapassada “comida do solo, energia do subsolo: use gasolina”.

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

motores refrigerados a ar rodando no etanol ficam mais ásperos por ser mais difícil o controle da temperatura, talvez por isso as motos a etanol não tenham se tornado tão comuns ainda... eu lembro de umas cg "tabajaraflex" que eu ja vi montadas com carburador, inclusive um motoboy que trabalhava numa lanchonete perto do meu apartamento chegou a fazer a "conversão", não gostou do resultado e acabou desfazendo a gambiarra no mesmo dia...