terça-feira, 7 de junho de 2011

Zanella no Brasil

A Zanella é a mais importante fabricante de motos da América Latina onde produz cerca de 920 mil motos por ano.

Ela começou como uma empresa de produtos metálicos e passou a fabricar motos em 1957 com tecnologia importada da italiana Minarelli.

No Brasil, A Zanela nunca trouxe suas motos, mas elas vieram através de vários fabricantes locais, mas principalmente a FBM e fizeram sucesso com modelos "off-road" de 125cc. e 200cc. Na verdade, a FBM-Zanella foi a primeira "moto-verde' a chegar ao nosso mercado, ainda em 1973, com fábrica em Cachoeirinha (RS). Também vieram frutos de acordos com Sundown, Brandy, Fapinha, Panda, e outros fabricantes de minimotos.

Em 1987 começa dar mais ênfase a exportação para o Brasil, Chile, Cuba, EUA e países da África.
Atualmente, a Zanella fabrica ciclomotores com tecnologia própria e motos com tecnologia asiática, mas sempre com produtos que se destacam pela qualidade fazendo o consumidor esquecer a péssima fama até de produtos chineses. Entre os destaques estão uma custom com motor V 2 denominada Patagônia II, nome de um modelo on/off-road já antológico; a RX 350 uma bela naked que continua uma longa história de sucesso das RXs; a supermotard ZTT 250 e uma carenada 250 Mônaco que lembra os tempos heróicos de competição - foi a única moto americana a conseguir podium no motovelocidade mundial.

Além da Argentina, a Zanella está presente no Perú, Chile e Uruguai , no ultimo dia 02/06 representantes da Indústria Argentina se reuniram com o governo do Paraná que busca atrair a fábrica para seu estado. Confirmando a instalação em território brasileiro a Zanella se afirma ainda mais como a moto da América. Latina. No entanto, Bahia, Minas e Rio de Janeiro também estão na disputa para atrair essa fabricante.
Acredito que a RX 250 será uma das primeiras motos da Zanella a ser fabricada no Brasil de olho no mercado das médias cilindradas, a variedade de produtos é grande, incluem até kart, geradores, carretinhas, capacetes, quadriciclos e veículos utilitários, além da facilidade do Mercosul para acelerar a entrada dessas motos.

O Blog sempre em sintonia com o que acontece no mundo motociclístico foi um dos primeiros a postar matéria sobre essa tradicional fabricante dos hermanos ainda em 2008. De certa forma, o nome do Blog é uma certa homenagem a Zanella já que ela foi, junto com a MZ, a principal parceira da FBM Brasileira.

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Eventualmente o triciclo possa fazer bastante sucesso como uma alternativa às gambiarras feitas a partir da CG125.