sexta-feira, 6 de abril de 2012

TOP 10: Os dez pilotos mais vitoriosos da MotoGP

O Mundial de Motovelocidade vai começar neste final de semana (8/4), em Losail, no Catar. De 1949 - ano que a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) organizou a primeira temporada - para cá, as regras e as motos mudaram bastante e muitos pilotos se sagraram campeões nas três categorias que formam o atual Campeonato Mundial — 125 cc, 250 cc e MotoGP, ou, no formato atual, Moto3 (250 cc), Moto2 (600 cc) e MotoGP. A categoria máxima do motociclismo mundial, a MotoGP já chegou a ser disputada com motores de 500 cc, 990 cc, 800 cc, e, neste ano, vê a volta dos propulsores de 1000 cm³. Aproveitando o início do certame e relembrando toda a evolução do motociclismo, a Agência INFOMOTO reuniu os dez pilotos mais vitoriosos da história na categoria rainha da motovelocidade mundial, confira!
1 - Giacomo Agostini

Giacomo Agostini ainda é para muitos o piloto mais completo da história. Detentor de oito títulos na 500cc, este italiano revolucionou a maneira de pilotar da época. Sete campeonatos mundiais vieram em sequência, de 1966 a 1972, comprovando a supremacia de “Ago” a bordo de sua MV Agusta. Agostini ainda tem mais sete títulos mundiais nas categorias de acesso (250cc ou 350cc), o que faz dele o maior vitorioso de todos os tempos.
2 - Valentino Rossi

Natural de Urbino, na Itália, Valentino Rossi é uma lenda viva do motociclismo. Sete vezes campeão da MotoGP, “Il Bambino D’Oro” só perde para seu conterrâneo Giacomo Agostini em número de títulos, mas ainda pode alcançá-lo, já que disputará a temporada 2012 do Mundial de Motovelocidade pela Ducati. Aliás, desde “Ago” a Itália não vê um conjunto (homem/moto) italiano vencedor. Rossi ganhou na Yamaha e na Honda.
3 - Michael Doohan

Quem acompanhou a MotoGP no ano passado viu o australiano Casey Stoner ganhar seu segundo título mundial. Embora bom piloto, Stoner tem uma sombra para superar em sua terra natal: o também australiano Michael Doohan. Doohan chegou a vencer cinco vezes consecutiva a 500cc, de 1994 a 1998, sendo considerado o melhor piloto daquela década e um dos maiores da história. Todos seus títulos foram conquistados a bordo de uma Honda.
4 - Eddie Lawson

O primeiro representante norte-americano da lista se destacou na Yamaha e na Honda. Tetracampeão mundial da 500cc, Eddie Lawson faturou todos seus canecos na década de 1980 e se destacava pela técnica apurada e também por raramente cair. O que lhe rendeu o apelido de “Steady” Lawson, algo como Lawson, o estável.
5 - Mike Hailwood

O piloto britânico Stanley Michael Bailey Hailwood também foi um dos destaque da motovelocidade nas década de 50 e 60. Ganhou seu primeiro GP em 1959, pela Ducati. Em função de sua extrema habilidade ficou conhecido nas pistas como Mike "The Bike". Chegou a erguer quatro títulos na categoria máxima do Mundial de Motovelocidade e depois das duas rodas se aventurou na Fórmula 1, sendo um dos poucos a disputar as principais categorias de moto e carros.
6 - Geoff Duke

O piloto Geoffrey Ernest Duke é o mais experiente desta lista. Disputou e ganhou quatro campeonatos mundiais na 500cc, todos na década de 1950 — mais precisamente 51, 53, 54 e 55. Britânico, Duke escreveu seu nome da história do motociclismo a bordo de uma Norton e somou 33 vitórias ao longo de sua carreira.
7 - John Surtees

O inglês John Norman Surtees é o único campeão mundial em quatro e duas rodas. A bordo da MV Agusta, Surtees faturou quatro títulos mundiais, o último em 1960. Foi quando o piloto trocou as motos pelos carros e ingressou na Fórmula 1 competindo pela equipa Lotus no Grande Prêmio de Mônaco, em Monte Carlo. Depois disso, Surtees foi para a Ferrari e venceu o campeonato pela equipe italiana em 1964.
8 - Kenny Roberts

Kenny Roberts foi o primeiro norte-americano a ser campeão da categoria máxima do motociclismo mundial. Com 24 vitórias na carreira e mais de 40 pódios, Roberts se sagrou campeão em 1978, 79 e 80. Além do estilo arrojado de pilotagem, Roberts ficou marcado por tirar de sua Yamaha mais do que ela podia dar. Com isso, Roberts quebrou a sequencia de títulos de Barry Sheene e sua imbatível Suzuki, bi-campeão em 1976 e 1977.
9 - Wayne Rainey

Tricampeão mundial das 500cc de 1990 a 1992, Rainey conquistou seus títulos pilotando uma Yamaha. Infelizmente o piloto sofreu um acidente no circuito de Misano, em 1993, e ficou paraplégico. Especialistas afirmam que Rainey tinha tudo para faturar o título daquele ano e continuar brilhando na Yamaha por muitos anos.
10 - Phil Read

Para fechar a lista escolhemos o inglês Phillip William Read. Primeiro motociclista a ser campeão nas categorias 125cc, 250cc e 500cc, Read subiu 121 vezes no pódio na carreira, sendo 52 vitórias. Na 500cc, o piloto foi campeão em 1973 e 74 a bordo de uma MV Agusta, quebrando a sequência de títulos de Giacomo Agostini.

Fonte: iCarros