quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ciclomotor


Mokick, ou moped como são conhecidas mundo a fora é o termo para ciclomotor, porém no Brasil o termo ciclomotor nunca pegou, já que a grande maioria das pessoas preferem utilizar o nome da marca que domina o mercado para designar o produto (metonímia).



Aqui, tudo começou com as Leonettes, que nem me lembro porque na verdade nem era nascido, mas me lembro sim da era das Puch, (um dos meus desejos de infância), da Garelli e mais recentemente das Mobiletes que dominaram o mercado.

Apesar de essas marcas terem sido lideres, já tiveram no mercado um grande numero de "puque", que eram produzidas com tecnologia de empresas parceiras, inclusive as grandes montadoras como, Ducati, Honda, Jawa e Yamaha produzem ou produziram marcas menos expressivas.


As "garelis" sempre tiveram seu publico, só não têm um público maior no Brasil por uma definição de uma legislação clara, que hora permitiu até menores pilotarem uma: depois do código de transito Brasileiro foi criada a ACC (Autorização para condução de ciclomotores) que eu realmente nunca vi nem sei como funciona, muito menos a diferença da Carteira Nacional de Habilitação.

Esse mês será dedicado as "mobiletes" e vamos publicar farto material para alegrar a garotada de todas as idades.

Nenhum comentário: