segunda-feira, 4 de julho de 2011

Willy Perez, Zanela no topo


Hoje é um dia pra ser comemorado por todos os latino-americanos apaixonados por motos.
Há exatos 25 anos, em 06 de Julho de 1986, Willy Perez pilotando uma Zanella RX 125 2T, conquistava o primeiro e até hoje único pódio de um fabricante de motos americano. Foi no circuito de SPA-Francochamps, na Bélgica, e o fato de ter terminado o campeonato em décimo lugar não lhe tira o brilho do feito.
Willy Perez estreou no Mundial de Motovelocidade em 77 e voltou a correr de 81 a 87. Nessas 8 temporadas defendeu as equipes da Morbidelli (Ita), MBA(ita), Zanella (Arg) e Tunturi (Fin). Conseguiu 2 pódios, em 82 na Argentina com uma MBA e em 86 na Bélgica com uma Zanella.
Já a Zanella participou de mundiais nos anos 60 e conseguiu o feito de ficar em 4 lugar no GP Argentina de 64. No entanto, correndo com Perez conseguiu um feito ainda não igualado por nenhuma fabricante de motos americana: alcançar um Pódio!! Por isso o 3 lugar na Bélgica deve ser lembrado e celebrado por todos os latino-americanos que gostam de motos.
Será que em breve teremos um regresso da Zanella ao mundial de Moto GP?

3 comentários:

Construção Criativa disse...

Que época!! Motores dois tempos enchiam as pistas de emoção. Tempo das Minarelli, das Morbidelli, Fantic...e das Zanellas. Tradição italiana com tempero americano e fotos raras para encher os olhos. Nunca imaginei que um fabricante latino-americano pudesse ir tão longe.

Anônimo disse...

Áureos tempos! Sempre fui simpático a marca Zanella, e creio realmente ter sido este um fato único na história do motociclismo sulamericano. Já conhecia esta história, mas nunca havia visto uma foto desta Zanella. Obrigado!

MZ rider

Unknown disse...

Un orgullo ser latino americano a pesar de las trabas puesta por los grandes del norte, grande zanella