terça-feira, 11 de maio de 2010

As primeiras motos trail do Brasil

As trail vieram para conquistar sua fatia no mercado, é um segmento sólido, para pratica de esportes, uso no campo, ou para nossas ruas e estradas esburacadas, a posição de pilotar e a suspensão, são seus pontos fortes. Quem observa a presença marcante das motos trail no mercado nacional nem imagina que a primeira lançada aqui no Brasil foi há mais de 30 anos.

Em 1979 foram lançadas as primeiras moto trail produzidas no Brasil, a Honda FS (FS = “FUORI STRADA”), adaptada pela concessionária paulista Jumbo, CT 125 e a Fazendeira, adaptadas pela mineira Buffalo, todas derivadas da CG 125; Yamaha TT 125 (TT = “TODO TERRENO”) derivada da RX; FBM 125 Rallye e ainda tinha a Motovi SX 125.
Apesar dessas motos terem sido lançadas no mesmo ano, 1979, a FBM Rallye teve toda estrutura formulada para uso em enduro (quadro suspensão, roda e pneu), enquanto suas concorrentes além de menores, são derivadas de motos street, por essa razão pode ser considerada a primeira moto nacional fabricada para trail.
No ano seguinte, em 80 a Lambreta lançou a Tork C 125 baseada na Tork 5 e a Montesa lançou H6 e a H7.

Foi assim que a moto nacional caiu na trilha.

7 comentários:

Construção Criativa disse...

Fantástica a reportagem, foi uma viagem no tempo. Confesso que nunca vi uma Tork, ou uma Motovi enduro, mas a FBM, vista hoje, parece realmente uma clássica. Na época era um pouco ofuscada pelo excesso de exposição que as Hondas e Yamahas conseguiam na imprensa, o que me leva a pensar...E a foto das três juntas, que achado!!!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

essa montesa parece bastante com a xl 250...

Anônimo disse...

Olá, minha 1ª motocicleta foi uma Harley davidson (aqui apenas Motovi) trial, vermelha, que tenho fotos na Vista Chinesa-RJ, há 25 anos atrás, o cano de descarga era externo, no alto, com uma proteção cromada, com o logo, por causa do excelente estado e o adesivo Harley no tanque, onde chegava atraia curiosos - tenho um amigo que teve 3 Montesas H6 ao mesmo tempo, bons tempos !

Fernando Moura disse...

Cara, que legal ver essa repostagem! e foi assim que trail nasceu no Brasil !!!! viagem no tempo, essas motos sempre viviam na minha mente. Quando escutava o som de algum delas ia correndo para o portão de casa só pra ver ... muito legal

Anônimo disse...

Nessas épocas as trail podiam ser classificadas em 3 grupos:

Motos: As japonesas, Honda e Yamaha...
Foguetes: Montesa e Agrale
Bombas: FBM, TORK e MOTOVI

que maldade... mas quem viu a TORK C e a FBM em ação sabe por que... as danadas insistiam em não arrancar, como é de se esperar de uma 2T... eram muuuuito lerdas, diferente da TTzinha... Imagina um cara andar numa 360H6 com seus 43CV e depois dar uma voltinha numa FBM ou TORK que tinham o motor Zanella...

Vintage Harley Coleções disse...

Alguém por acaso tem um documento de HarleY Davidson Motovi para vender? Obrigado!

wanderley busnello disse...

...que delicia de lembrança...hoje faço trilha de CRF 230 F que é um avanço, mas, convenhamos, pelo tempo passado e as KTM´S HUSK GASGAS da vida lá fora...ainda estamos andando de FBM TORK e MOTOVI rsrsrs