terça-feira, 11 de maio de 2010

As primeiras motos trail do Brasil

As trail vieram para conquistar sua fatia no mercado, é um segmento sólido, para pratica de esportes, uso no campo, ou para nossas ruas e estradas esburacadas, a posição de pilotar e a suspensão, são seus pontos fortes. Quem observa a presença marcante das motos trail no mercado nacional nem imagina que a primeira lançada aqui no Brasil foi há mais de 30 anos.

Em 1979 foram lançadas as primeiras moto trail produzidas no Brasil, a Honda FS (FS = “FUORI STRADA”), adaptada pela concessionária paulista Jumbo, CT 125 e a Fazendeira, adaptadas pela mineira Buffalo, todas derivadas da CG 125; Yamaha TT 125 (TT = “TODO TERRENO”) derivada da RX; FBM 125 Rallye e ainda tinha a Motovi SX 125.
Apesar dessas motos terem sido lançadas no mesmo ano, 1979, a FBM Rallye teve toda estrutura formulada para uso em enduro (quadro suspensão, roda e pneu), enquanto suas concorrentes além de menores, são derivadas de motos street, por essa razão pode ser considerada a primeira moto nacional fabricada para trail.
No ano seguinte, em 80 a Lambreta lançou a Tork C 125 baseada na Tork 5 e a Montesa lançou H6 e a H7.

Foi assim que a moto nacional caiu na trilha.

7 comentários:

Construção Criativa disse...

Fantástica a reportagem, foi uma viagem no tempo. Confesso que nunca vi uma Tork, ou uma Motovi enduro, mas a FBM, vista hoje, parece realmente uma clássica. Na época era um pouco ofuscada pelo excesso de exposição que as Hondas e Yamahas conseguiam na imprensa, o que me leva a pensar...E a foto das três juntas, que achado!!!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

essa montesa parece bastante com a xl 250...

Anônimo disse...

Olá, minha 1ª motocicleta foi uma Harley davidson (aqui apenas Motovi) trial, vermelha, que tenho fotos na Vista Chinesa-RJ, há 25 anos atrás, o cano de descarga era externo, no alto, com uma proteção cromada, com o logo, por causa do excelente estado e o adesivo Harley no tanque, onde chegava atraia curiosos - tenho um amigo que teve 3 Montesas H6 ao mesmo tempo, bons tempos !

Fernando Moura disse...

Cara, que legal ver essa repostagem! e foi assim que trail nasceu no Brasil !!!! viagem no tempo, essas motos sempre viviam na minha mente. Quando escutava o som de algum delas ia correndo para o portão de casa só pra ver ... muito legal

Anônimo disse...

Nessas épocas as trail podiam ser classificadas em 3 grupos:

Motos: As japonesas, Honda e Yamaha...
Foguetes: Montesa e Agrale
Bombas: FBM, TORK e MOTOVI

que maldade... mas quem viu a TORK C e a FBM em ação sabe por que... as danadas insistiam em não arrancar, como é de se esperar de uma 2T... eram muuuuito lerdas, diferente da TTzinha... Imagina um cara andar numa 360H6 com seus 43CV e depois dar uma voltinha numa FBM ou TORK que tinham o motor Zanella...

Hood Bush. disse...

Alguém por acaso tem um documento de HarleY Davidson Motovi para vender? Obrigado!

wanderley busnello disse...

...que delicia de lembrança...hoje faço trilha de CRF 230 F que é um avanço, mas, convenhamos, pelo tempo passado e as KTM´S HUSK GASGAS da vida lá fora...ainda estamos andando de FBM TORK e MOTOVI rsrsrs