quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Retrô Hi-tech

Há algum tempo, têm aparecido produtos com design denominado Retrô Hi-tech, que seriam novos produtos, mas com estilo e design inspirados em produtos de tempos atrás.
Meu primeiro contato com esse estilo foi com os veículos da Chrysler, por serem maiores e mais caros não passam desapercebidos, e agradam muito este blogueiro em especial, o PT Cruiser inspirado nos Bugatti, são facilmente encontrados nas maiores cidades do país, a Fiat seguiu a tendência e lançou o 500, assim como o sucesso do Citroen C3 se deve, em parte, as referências do clássico Citroen 2 CV. Isso na indústria automobilística, e assim por diante temos vários outros exemplos, mas em outros setores isso também ocorre.

Algumas empresas brasileiras adeririam à idéia e já lançam produtos seguindo o estilo retrô, um bom exemplo disso é a Brastemp, que recentemente lançou um frigobar com ares dos anos 60, nas cores vermelho azul e amarelo.

As motos não iriam ficar de fora, a Aprilia Habana, é um belo scooter com cara dos anos 50.

Existem ainda as empresas que insistem num design de gosto duvidável, um estilo oriental com faróis puxados, pra mim uma das mais feias e a CG Titan com setas junto ao farol dando a impressão de chifres. E o pior, parece que a Honda se inspirou na Traxx, especificamente no modelo urbano Joto. Isso depois de anos copiando outros fabricantes.

Não sou contra a inovação, mas adoro faróis redondos ou quadrados e bom gosto pode e deve ser usado sem moderação.

Nenhum comentário: