terça-feira, 18 de agosto de 2009

Megola



As iniciais de seus projetistas deram o nome a uma das mais interessantes, clássica e rara motocicleta no mundo por MEixner, GOckerell e LAndgrave, e construída em Munique a partir de 1921 até 1925. Em quatro anos de produção apenas 2000 unidades foi produzidas e destas 2 estão no Brasil, mas apenas uma é de fato confirmada e esta é muito bem guardada e conservada. Estima-se que apenas 10 unidades estão ainda em condições de uso.





Uma motocicleta a frente em sua época tinha no elevado torque do motor o diferencial que possibilitava a aceleração de quase zero hm/h até a velocidade máxima de 140 km/h em uma única marcha.
O quadro era feito com soldas em chapas rebitadas, e o motor era radial de cinco cilindros com 640cc e 14 HP posicionado na roda dianteira.



A MEGOLA não tinham embreagem, transmissão ou ponto morto. Para para-lá tinha de desliga-la e a partida era na base do empurrão até pegar literalmente no tranco, inviável nas cidade atuais.



A câmera da roda da frente tinha um design especial : ela era um circulo aberto, o que permitia que a mesma pudesse ser trocada sem se tirar a roda dianteira, e o motor inclusive. A suspensão dianteira usava molas semi-elípticas.




Os pilotos Toni Bauhofer, Josef Stelzer e Albin Tommasi, tiveram na MEGOLA aliada para inúmeras vitórias em corridas.


3 comentários:

Coga disse...

Nossa, no final de semana vi um entćontro de motos antigas, assim, pura coincindência! Eram lindas! Adoro! Carros antigos e motos antigas são o máximo!

Anônimo disse...

A outra encontra-se em Araraquara, em poder do senhor Murilo.

Anônimo disse...

A outra encontra-se em Araraguara, empoder do senhor Murilo.