Pequenos e leves esses são
carros ideais para estacionar em qualquer lugar e fazer uma boa economia no
posto no final do mês. Sobre essas condições, descartamos o novo Fiat Uno e
mantivemos o Ka apenas pelo ineditismo do motor.
Convocamos para um comparativo
o compactos da Peugeot que fez muito sucesso no início dos anos 2000, o Peugeot
106, passado quase quinze anos continua com praticamente o mesmo consumo na
cidade do Up o mais econômico e ganha
disparado em economia na estrada.
A referência do comparativo é
o Uno que é simplesmente o carro mais vendido do Brasil de todos os tempos,
outros carros mantém apenas o nome ao longo dos anos. Leve, espaçoso, boa
visibilidade, um tanto barulhento e com acabamento espartano. Bom desempenho e
econômico.
O Ford Ka manteve o nome
desse que parece ser um Fiesta descolado e a impressionante marca de motor 1.0
mais eficiente do mercado levou a um desempenho apenas razoável. O interior com
cara de oriental é o ponto negativo e não compensa o bom acabamento.
O VW Up! nasce com jeitão
descolado e números de segurança para impressionar alemães, no Brasil é apenas
um carro compacto com bom desempenho e economia. Assim como o Ka é mais rápido
e econômico do que o Uno.
O Peugeot 106 1.0 é uma
proposta radical, levíssimo e supereconômico. O nível de acabamento, a opção de
air-bag e ar-condicionado fazem dele uma opção interessante para quem não se
preocupa em acelerar. O fato de não ser flex acaba sendo positivo e fazendo com
que o carrinho alcance até 21,0 km/l na estrada. A versão QuickSilver é
disputada a tapa entre os apreciadores da marca australiana.
No comando, um bom conjunto
de painel, bancos e posição de dirigir pode fazer a alegria dos motoristas. O destaque
vai para o ar de novidade do Up!, o bom acabamento do Ka e uma bossa de carro
esportivo do 106 com o contagiros grande e comandos envolventes.
Conclusão
Quem quer um carro compacto e
não roda com álcool pode economizar os 40 mil e sair da mesmice com o econômico
106, investindo algo em torno de 10 mil.
Outra opção visando um
compacto econômico, seria o divertido Peugeot 205 1.4 XSi um modelo que se tornou clássico ao
vencer o Paris-Dakar, projeto contemporâneo do Uno e considerado uma lenda pelo
desempenho nas corridas é um carro divertido, econômico e bem acabado. As
primeiras versões tinham banco e volante esportivo, mas achar um em bom estado
é tarefa árdua.
Ficha Técnica
(G) Consumo
em gasolina dos carros flex.
Nenhum comentário:
Postar um comentário