segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A Briga entre novos e velhos compactos

A entrada em cena do VW Up e do novo Ford Ka equipados com motor de 3 cilindros colocam no mercado a briga pelos verdadeiros compactos, carros pequenos e leves. Esses carros deverião ter um comprimento máximo de 3,7 m e peso inferior a 1,0 tonelada em pelo menos 5% para ocupar o espaço deixado pelo antigo Fiat Uno, um carro que não prima pela segurança mas que vai deixar saudades.

 
Pequenos e leves esses são carros ideais para estacionar em qualquer lugar e fazer uma boa economia no posto no final do mês. Sobre essas condições, descartamos o novo Fiat Uno e mantivemos o Ka apenas pelo ineditismo do motor.
 
Convocamos para um comparativo o compactos da Peugeot que fez muito sucesso no início dos anos 2000, o Peugeot 106, passado quase quinze anos continua com praticamente o mesmo consumo na cidade do Up o mais econômico  e ganha disparado em economia na estrada.
A referência do comparativo é o Uno que é simplesmente o carro mais vendido do Brasil de todos os tempos, outros carros mantém apenas o nome ao longo dos anos. Leve, espaçoso, boa visibilidade, um tanto barulhento e com acabamento espartano. Bom desempenho e econômico. 
 

 O Ford Ka manteve o nome desse que parece ser um Fiesta descolado e a impressionante marca de motor 1.0 mais eficiente do mercado levou a um desempenho apenas razoável. O interior com cara de oriental é o ponto negativo e não compensa o bom acabamento. 

O VW Up! nasce com jeitão descolado e números de segurança para impressionar alemães, no Brasil é apenas um carro compacto com bom desempenho e economia. Assim como o Ka é mais rápido e econômico do que o Uno. 

O Peugeot 106 1.0 é uma proposta radical, levíssimo e supereconômico. O nível de acabamento, a opção de air-bag e ar-condicionado fazem dele uma opção interessante para quem não se preocupa em acelerar. O fato de não ser flex acaba sendo positivo e fazendo com que o carrinho alcance até 21,0 km/l na estrada. A versão QuickSilver é disputada a tapa entre os apreciadores da marca australiana.
 
 No comando, um bom conjunto de painel, bancos e posição de dirigir pode fazer a alegria dos motoristas. O destaque vai para o ar de novidade do Up!, o bom acabamento do Ka e uma bossa de carro esportivo do 106 com o contagiros grande e comandos envolventes. Conclusão Quem quer um carro compacto e não roda com álcool pode economizar os 40 mil e sair da mesmice com o econômico 106, investindo algo em torno de 10 mil.
 
Outra opção visando um compacto econômico, seria o divertido Peugeot 205 1.4 XSi um modelo que se tornou clássico ao vencer o Paris-Dakar, projeto contemporâneo do Uno e considerado uma lenda pelo desempenho nas corridas é um carro divertido, econômico e bem acabado. As primeiras versões tinham banco e volante esportivo, mas achar um em bom estado é tarefa árdua.
 

Ficha Técnica

 
(G) Consumo em gasolina dos carros flex.

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