A TDR 180 foi uma motocicleta fabricada pela Yamaha. Produzida durante o ano de 1989 até o ano de 1993.O conceito TDR nasceu em princípio no Japão, baseado em uma moto todo terreno mas com 250cc3 e refrigeração líquida.
Foi uma tentativa da Yamaha de introduzir um novo conceito de motos com suspensões e porte de uma moto trail, mas com rodas com aro 17" traseiro e 18" dianteiro ambos eram 18" até o ano de 1990 e pneus de uso urbano, relação secundária mais longa propiciando maior velocidade final em comparação à moto o qual ela é derivada conseguindo assim um conjunto muito bom para o deslocamento diário nos grandes centros urbanos.
A TDR era uma DT com carenagem integrada ao quadro,pára-lama dianteiro baixo, guidão mais estreito, rodas e pneus voltados apenas ao uso em pisos regulares. O motor ganhava potência (18 cv) e torque (1,9 m.kgf), a suspensão dianteira era mais macia (a traseira permanecia dura) e a relação final mais longa. Com peso quase igual ao da DT (105 kg) e melhor aerodinâmica, a TDR superava os 120 km/h e acelerava de 0 a 100 em cerca de 15 s, com o custo similar
ao da DT.
Tinha tudo para ser um sucesso de vendas, mas a maioria ainda optava por uma moto mais voltada para uso em trilha, onde a DT tinha mais qualidades. Talvez a própria Yamaha tenha falhado na divulgação de suas qualidades.
Poderia ter ido além, com melhor acabamento, espaço para bagagem e borracha nos pedais, para evitar que danificassem os sapatos. Sem surpreender em estilo, era válida como alternativa a um mercado já saturado de motos de uso misto.
Apostando em um modelo de uso misto, a Yamaha lançou a TDR 180 usando como base a DT 180, inspirada no conceito da TDR 250 japonesa, lançada no ano anterior. Invertendo a adaptação de oito anos antes da RX 180 à DT.
2 comentários:
A TDR 180 NAO PRESTA A DT 180 E MUITO MELHOR TEM MUITO MAIS ARRANCADA E DESENVOLTURA E BEM MAIS MANEIRA NUMA TRILHA
DESCORDO TOTALMENTE SEM DUVIDAS FOI UMA DAS MELHORES MOTOS NACIONAIS PARA
SUA EPOCA .TINHA OTIMA ARRANCADA E SUA SUSPENSAO DISPENSAVA COMENTARIOS.
TALVES A YAMAHA NAO TENHA INVESTIDO MAIS EM ACABAMENTO.O SEGREDO ERA POR BORRACHAS NAS PEDALEIRAS QUE ELA FICA MACIA.TENHO MOTO DESDE OS NOVE ANOS DE IDADE,COMECEI COM GARELLI.TIVE VARIAS YAMAHAS QUE POR SINAL NAO TINHA PRA HONDA.EX.RD 50,75.RX 180.RD 350.TX 650A.E HONDA SO DUAS ATE HOJE,UMA ML 125 88.E HOJE TENHO UMA BIZ 125 QUASE ZERO POIS NAO SOBRA TEMPO PARA ANDAR,MAS SEM DUVIDA AINDA QUERO CONSEGUIR UMA TDR 180 INTEIRA ANO 92 AMARELA IGUAL A QUE TIVE.UM ABRAÇO A TODOS OS YAMAHEIROS.
Postar um comentário