domingo, 8 de novembro de 2009

20 anos da queda do muro de Berlim





Símbolo de uma era, o muro de Berlim, que dividiu a Alemanha por 37 anos. Caia ha vinte anos atrás.



Mais que um divisor de uma ciadade em duas, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Mas também dividiu famílias, vidas, empresas.



Dividiu também a DKW, no lado ocidental a Auto Union, formada em 1932, da fusão de quatro fábricas alemãs: Audi, DKW, Horch e Wanderer, razão pela qual o sinbolo são quatro aros entercalados.
A empresas passava por dificuldades, e seu controle acionário foi vendido para a Mercedes.
Em meados dos anos 60, o controle acionário foi novamente vendido, desta vez para a VW, que resolveu abandonar o motor dois tempos. Para tanto, decidiu deixar de usar o nome DKW, substituído por Audi, uma das 4 empresas da antiga fusão e boa parte do parque industrial, que ficava do lado oriental, passou para o domínio soviético, e lá surgiu então num primeiro momento a IFA, que voltou a produzir em 1948 os DKW com o nome de IFA, depois alteraram os nome das motos produzidas para MZ e Simson; os carros para Trabant e Wartburg.



A DKW é apenas um exemplo dos efeitos danosos dessa separação, por isso foi escolhida aqui para representar nos 20 anos da queda do muro.

Nenhum comentário: