Cuba é conhecida internacionalmente por seus carros americanos da década de 50, anteriores a revolução cubana, todos funcionando, alguns são verdadeiras joias, o que transforma toda a ilha num verdadeiro museu vivo ao ar livre e em movimento.
Mesmo sem tanto reconhecimento no antigomobilismo, Cuba também abriga um significativo número de viaturas Red Wheels, (veículos produzidos nos países do COMECOM, antigo bloco comercial dos países comunistas).
Agravado ainda por um Bloqueio econômico imposto pelos EUA e sistematicamente condenado pela ONU, não é difícil encontrar carros como Lada, UAZ, Trabant, Skoda, Dacia...As motos dominantes ainda são Minsk, MZ, Jawa, Ural, IZH..
Os Ladas soviéticos ainda são dominantes nas ruas de Cuba e além de carros particulares cumprem a função de táxis, ambulâncias e viaturas policiais.
Produtos dos países da cortina de ferro vêm despertando interesse entre colecionadores de antiguidade de todo o mundo, os veículos também vem despertando lenta, mas gradativamente o interesse pela sua raridade e excentricidade.
No Brasil, também temos nossos Red Whells desde os anos 50, alguns vieram por importadores independentes, outros para atender embaixadas, mas podemos destacar algumas marcas que vieram em maior quantidade ou representatividade, como os carros da Lada, ARO (Cross Lander) e recentemente a Renault trouxe de sua subsidiaria (Romênia) o Sandero e Duster. Entre as motos, foram populares por aqui as Jawa, Minsk e MZ.
sou capitalista, de direita mesmo, mas tenho interesse por alguns dos veículos produzidos no bloco socialista na época da cortina-de-ferro...
ResponderExcluirSão carros simples já que eles investiam mais no metrô. Simples como deve ser a vida.
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