Segundo os dados da Fenabrave as moto city são imbatíveis seguidas pelas scooters, trail/fun, custom, naked/roadster , maxitrail, sport e touring, com pequenas variações anuais como podemos observar no gráfico a seguir, a única exceção são as motos sport que de 2006 pra cá vem tomando o lugar das naked/roadster e das maxitrail.
Veja ainda a definição de cada tipo de moto e escolha a que mais se encaixa com suas necessidades e boa diversão, mas com prudência.
CITY:conforto e mobilidade para o transito urbano, geralmente de 125cc, posisão de pilotagem sentada, desenho simples com banco de garupa e sem muitos acessórios
SCOOTER: o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, em vez de para os lados, como ocorre nas motos city. Não há necessidade de usar os pés para a troca de marchas, e normalmente são montadas com câmbio automático (CVT) por corrente dentada com polias variáveis.
TRAIL/FUN: visual geralmente é despojado, com desenho rústico e/ou agressivo, sem acessórios que possam ser danificados quando a moto for utilizada
CUSTOM: motos estradeiras leves que não priorizam a velocidade, mas o conforto. A altura do banco é baixa, as pedaleiras são avançadas e o tanque é grande e paralelo ao chão, de forma a proporcionar uma posição confortável para pilotagem. O piloto fica recostado para trás, com os pés para a frente, com as costas geralmente apoiadas em encostos chamados de Sissy Bar.
NAKED ROADSTER: são motos que têm bom desempenho em relação ao motor, e conjunto mecânico. Permitem uma posição de pilotagem menos “deitado”, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, seu guidão é mais alto do que nas esportivas e não possuem carenagem, são ótimas tanto para a cidade como para a estrada.
MAXTRAIL: motos que podem ser usadas para viagens longas que incluem trechos off-road. São mais confortáveis e mais pesadas, possuem pneus de uso misto e tanques de combustível com capacidade para até
SPORT: são motos com design futurista e mecânica de excelente desempenho. Os motores geralmente possuem mais de 600 cilindradas, o que permite maior aceleração, algumas alcançando velocidades superiores a
TOURING: são as gigantes estradeiras, desenvolvidas quase que exclusivamente para a estrada, por causa do seu porte e pequena distancia do solo. Possuem itens de conforto requintados como CD players, aquecimento dos punhos, freios ABS, entre outros.
A categoria city só continua sendo a mais vendida tanto pelo custo reduzido das motos comparado com modelos de mesma cilindrada. Uma trail de 125cc pode ser até mais adequada nas ruas esburacadas das cidades brasileiras e ainda tem uma manobrabilidade boa em função do peso geralmente bastante contido e das dimensões que facilitam incursões em "buracos" onde uma moto maior e mais pesada não chega nem perto. As scooters ainda sofrem com o tamanho das rodas e, principalmente, curso das suspensões e vão livre do assoalho ao solo. Customs e esportivas abaixo de 250cc poderiam ter uma participação maior no mercado se as duas marcas mais tradicionais resolvessem entrar nesse nicho. Alguns usuários de motos city acabam recorrendo ao tuning, mostrando que há um bom espaço para as esportivas compactas.
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