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quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Moto-conceito da BMW, a Concept Six tem tecnologias inéditas como controle de tração, GPS e farol inteligente

No lugar de 2 cilindros, seis. Com direito a 160 cavalos e 175 NM de torque. O que já seria três vezes mais potência e duas vezes mais torque em um carro popular, poderá ser encontrado sobre duas rodas – isto é, num veículo 70% mais leve - na Concept Six, uma plataforma de demonstração de desenvolvimento tecnológico criado pela BMW.

O modelo, que muito em breve ganhará as ruas sob a alcunha de BMW K1600 – neste caso, sairão apenas alguns detalhes de acabamento e estilo, e serão incluídos pára-brisa mais alto e uma posição de pilotagem mais ereta –, traz uma coleção de tecnologias revolucionárias. A começar pelo motor.

Por uma questão de espaço e distribuição de peso, as motos costumam ter motores pequenos e relativamente limitados. Mas neste caso, a BMW conseguiu desenvolver um motor de 6 cilindros incrivelmente compacto (apenas 56 cm de largura) e também muito leve, com apenas 102 kg - mais ou menos o mesmo peso de um motor de carro popular. Mesmo peso, três vezes mais performance.

Números como esses podem sugerir um comportamento arisco e explosivo. Mas a moto está cheia de sistemas avançados para ajudar na estabilidade. Como o controle de tração e os freios ABS, que melhoram muito o comportamento da máquina e evitam derrapagens nas acelerações e freadas, e um gerenciador eletrônico de estabilidade com três opções ("rua", para o dia-a-dia; "pista molhada", para situações de chuva; e "modo dinâmico", que deixa a moto um pouco mais agitada).

A suspensão também é regulável eletronicamente e a moto tem sensores que monitoram a pressão dos pneus. Todas as funções são acessadas por uma tela de cristal líquido de 5 polegadas no painel, que também pode ser utilizada como GPS. São tecnologias de ponta, que até então eram exclusividade dos carros.

Farol inteligente

Mas nada é tão revolucionário quanto o sistema Adaptive Lighting. Quando você vai entrar numa curva, o que faz? Inclina a moto - e, com isso, faz com que o farol passe a apontar para fora. Mas a Concept Six tem um sensor que mede a inclinação da moto em tempo real. Graças a isso, ela consegue saber quando está fazendo uma curva e calcular seu ângulo. O computador de bordo usa essas informações para ajustar o farol, que gira para compensar a inclinação. Resultado? O feixe de luz sempre fica exatamente no meio do campo de visão do piloto, não importando a posição da moto.

A BMW ainda não anunciou o preço da moto. Mas, a julgar pelos atuais modelos da marca, ela deverá superar com folga o valor de R$ 100 mil. Para quem gosta de motos e tecnologia, vale cada centavo. E também é um marco na indústria – não é todo dia que uma empresa tem a ousadia de transformar um veículo-conceito em produto comercial.

Fonte site IG

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