







Para quem não lembra das FBM Rally, a primeira moto destinada especificamente para o off road produzida no Brasil, uma foto de época.







Para quem não lembra das FBM Rally, a primeira moto destinada especificamente para o off road produzida no Brasil, uma foto de época.
Não se engane, apesar do nome japonês foi uma empresa nippo americana, com sede na cidade rural de Athena, Oregon, que produziu motocicletas na década de 60 e 70.
Fabricou os modelos Ace 90, Ace 100, Wombat, Combat Wombat, Super Combat, Super Rat, Dirt Squirt, Road Toad e Thunderdog.

Estamos acostumados a lembrar apenas da Harley Davidson e da Indian, mas a Hodaka tem seu público, e me gostei muito do jeito despojado de suas motos, em especial a Super Rat, bem ao estilo anos 70, o tanque cromado também me agrada muito.
No final de 1970, uma combinação de acontecimentos levaram à morte da Hodaka, e por volta de 1980 ela cessou todas as operações. Suas instalações foram mais tarde vendidas para a coreana Daelim.
Provavelmente Ano que vem teremos uma mulher na Motovelocidade, mas não é uma mulher qualquer, trata-se de Suzane Carvalho, primeira mulher a correr de carro na Europa e América do Norte, incluída no livro dos Records por ser a primeira mulher a vencer um campeonato da categoria em 1992.

A M1NSK foi fundada em 1951 na Bielo-Russia, com a proposta de ser uma moto robusta e simples para regiões rurais. Já vendeu mais de 6,5 milhões de motos desde então, e em 1956 produziram as primeiras motos cross e enduro.