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sexta-feira, 29 de junho de 2012

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Búlgaro constrói chopper de madeira. E funciona!

O búlgaro, Istvan Puskas, um entusiasta das motocicletas customizadas levou o termo "chopper" a um sentido realmente literal e passou os dois últimos anos cortando e talhando sua moto dos sonhos com madeira de alfarrobeira-negra.

 Istvan se dedicou nos últimos 24 meses a construir sua motocicleta quase que inteiramente de uma madeira resistente às intempéries. Não está claro se o técnico em máquinas agrícolas de Tiszaros, 161 quilômetros a leste de Budapeste, não podia comprar uma chopper comum, ou se ele só queria criar algo que se destacasse na mesmice, mas sua obra-prima de madeira certamente chamou muito a atenção quando foi revelada recentemente.
 
A madeira não é o único material incomum usado para criar esta moto especial. Em vez de aço cromado, o guidão e tubos de escape são feitos de chifres de vaca, e o fabricante amador usou chifres de veados como decoração. Mas o que é mais surpreendente é que ela realmente funciona.   
Ele usou o motor de um pequeno Fiat sob licença da montadora italiana, movido à gasolina a partir de um pequeno barril de madeira que serve como um tanque. Mas, ao que parece, esta chopper não tem nenhuma suspensão e, diferente da original, não acho que seja um veículo certo para longos passeios. Ainda assim, o nível de artesanato aplicado para a construção é nada menos que impressionante.
Fonte Mdig

terça-feira, 19 de junho de 2012

A boa e nova Vespa

Ela já tem mais de 65 anos e muita história para contar. Desde sua criação, em 1946, a Vespa já foi desde veículo militar até símbolo de uma geração que saía para os embalos de sábado à noite. Esta semana, o Grupo Piaggio mostrou que o modelo precursor de todos os scooters está mais jovem do que nunca e apresentou as versões S e LX da Vespa equipados com um novo propulsor de três válvulas.


No visual, embora apresente as marcas da evolução no decorrer dos anos, o scooter conserva a maioria dos elementos que a transformaram em ícone do design italiano. Continuam lá a roda dianteira presa por apenas um lado, inspirada nos trens de pouso aeronáuticos, o corpo volumoso abaixo do assento – que lhe conferiu seu nome assim que o protótipo foi visto por Enrico Piaggio – e o escudo frontal arredondado.

Apesar da inspiração clássica, as duas novas versões da Vespa trazem algumas diferenças entre si. Enquanto a LX faz uma releitura do estilo clássico do scooter com farol e retrovisores arredondados, além de alças metálicas para apoio da garupa, a Vespa S presta uma homenagem ao modelo comercializado na década de 1970. O farol e os espelhos retangulares, ao lado das rodas de liga leve na cor preta formam um conjunto alusivo à Vespa 50 Special e à Vespa Primavera.

Os painéis também são diferentes. Embora apresentem as mesmas funcionalidades, a Vespa LX conta com um mostrador único de fundo claro, que reúne velocímetro e indicador de combustível analógicos sob uma mesma lente - com as luzes de advertência em volta. Já a Vespa S optou por um painel de instrumentos mais sóbrio, com acabamento em preto e mostradores independentes. 

No corpo, as mudanças entre os modelos LX e S são ainda mais sutis. Nos “bojos” abaixo do assento, a Vespa LX ganhou entradas de ar maiores e retas, à medida que a S recebeu mais ranhuras posicionadas de forma diagonal. O escudo frontal também muda de uma para a outra. A saliência que incorpora a entrada de ar na parte da frente da Vespa S é mais alongada, enquanto a versão LX recebeu um contorno mais discreto. 

Novo motor 

Se no desenho as novas Vespas se mantêm fiéis às origens, na motorização o scooter italiano está mais moderno do que nunca. Cada uma é oferecida com quatro opções de motorização, sendo 50cc dois tempos, 50cc quatro tempos e os recém-desenvolvidos quatro tempos de 125 e 150cc com três válvulas, ambos com injeção eletrônica de combustível.

Os dois novos monocilíndricos de maior capacidade têm comando simples no cabeçote, geram 11,6 cv a 8.250 rpm (125cc) e 12,9 cv a 7.750 rpm (150cc) e têm torque máximo de 1,09 kgf.m a 6.500 rpm e 1,3 kgf.m a 6.250 rpm, respectivamente. Ambos refrigerados a ar, os novos propulsores com, uma válvula a mais no cilindro – duas de entrada e uma de escape – são, segundo a Piaggio, mais potentes do que os da última geração, além de 30% mais econômicos. 

No mais, as duas Vespas conservam a sua essência, com transmissão automática tipo CVT – padrão nos scooters – e as suspensões monoamortecidas em ambas as rodas, mas com ajuste na pré-carga da mola apenas na traseira. O freio dianteiro continua o mesmo disco hidráulico de 200 mm de diâmetro, mas o tambor traseiro está com 110 mm de diâmetro. Menor do que o da Vespa PX (150 mm).



No mercado 

Tanto a Vespa LX como a S com motor de três válvulas já estão disponíveis no mercado italiano em suas duas versões. Os preços do modelo LX são de 3.620 euros para a 125cc e 3.820 euros para a 150cc, algo em torno de R$ 9.335 e R$ 9.851. Já a versão com motor de 125cc da Vespa S é vendida por 3.770 euros, enquanto o modelo de 150cc sai por 3.970 euros, que equivalem a R$ 9.722 e R$ 10.238, respectivamente.

Fonte MSN MOTOS